Estratégia orientada para valor

Estratégia orientada para valor

Uma estratégia orientada para a criação de valor

A orientação do marketing dentro das organizações, tem de estar cada vez mais orientada para a criação de valor ao invés do lucro a curto prazo.

Esta orientação para a criação de valor é refletida nas decisões a todos os níveis e tem de fazer parte da cultura da empresa e do seu propósito.

A criação de valor deve ser o coração da estratégia e estar definida em três vetores de ação – clientes, colaboradores e parceiros/fornecedores;

Criação de Valor para Clientes

Uma preocupação ampla e estudada de quais são as necessidades dos clientes/consumidores e como se pode criar valor a partir disso, é a melhor forma de oferecer soluções fora do core de produtos e que o cliente está mais disposto a pagar (WTP – willingness to pay).

Uma estratégia orientada para a criação de valor, está focada em formas de aumentar o WTP em toda a jornada do seu cliente, ganhando a sua confiança e lealdade.

As organizações orientadas para a criação de valor, são mais eficientes a identificar (spotting) produtos, complementos ou serviços, que amplificam o valor da sua oferta core. É necessário pensar criativamente e de forma inovadora na jornada do consumidor, e estar atento às suas alterações ao longo do tempo.

Criação de Valor em Colaboradores

Quando as organizações tornam o ambiente de trabalho e os projectos atribuídos mais apelativo e flexível, de forma a motivar os colaboradores, são capazes de atrair talento, mesmo que não ofereçam a compensação mais elevada do mercado.

Por um lado, oferecer a compensação justa aos colaborares é o mais correto, mas é preciso ter em mente que existem outras formas de criar mais valor. de forma holística nas necessidades dos colaboradores, é a melhor forma de encontrar o equilíbrio entre a compensação e condições de trabalho (WTS – willingness to sell).

Dentro das condições de trabalho podem estar várias regalias, como programas de incentivos, flexibilidade entre casa e escritório ou tempo oferecido pelas organizações aos colaboradores.

Criação de Valor nos Parceiros/Fornecedores

Tal como os colaboradores e os parceiros, os fornecedores também são um pilar importante na criação de valor das organizações e estes igualmente esperam um mínimo de compensação pelos seus produtos. Uma empresa deve criar valor para os seus parceiros/fornecedores de forma a ajudar os seus produtos ou marcas a ganharem igualmente valor.

A Humaze acredita que a elaboração de estratégias na criação de valor, é um rumo confiante para um melhor desempenho financeiro a longo prazo.

O output desta estratégia é visto pela atração de clientes e colaboradores que acreditam nesta forma de atuar e na cultura da empresa. Assim que as organizações encontram o seu caminho na WTP ou WTS, tornam-se mais atrativas para quem se revê na forma como acrescentam valor. Desta forma, existe um encontro entre a empresa, os clientes que tem interesse nos seus produtos em particular e os colaboradores que acreditam no seu propósito e cultura, contribuindo para um aumento da sua performance empresarial.

Nas estratégias criadas pela Humaze para os projetos de Branding que desenvolve, este é um ponto central na sua condução. Uma marca tem de trabalhar na criação de valor, para melhorar a experiência do seu consumidor em toda a jornada.

 

by Ricardo Vicente, Partner and Strategy Director